Tensoestruturas – Elementos e cabos metálicos associados a membranas

Publicada em 13/06/2008

Discente: Eliana Ferreira Nunes

Essa pesquisa teve como objetivo investigar o comportamento e os parâmetros que condicionam o desempenho e a eficiência das tensoestruturas – sistemas híbridos de estabilização compostos pela associação de estruturas metálicas e membranas em estado de sinergia –, muito exploradas em montagens temporárias e instalações permanentes como estádios, aeroportos, escolas, auditórios, passarelas e inúmeras outras. Essas estruturas são também conhecidas como ‘estruturas leves’ ou ‘retesadas’ e se destacam por serem capazes de vencer grandes vãos com menor peso, alta resistência, grande potencial estético, facilidade e rapidez de montagem e transporte. Representam uma linguagem estrutural única na qual a eficiência está cada vez mais associada à otimização da forma, do material e das forças, e cuja estabilidade e rigidez derivam da geometria da membrana, da escolha do sistema suporte e ao trabalho conjunto e contínuo de todos os componentes em estado de tensão ou retesamento. Nesse sistema, a forma revela o caminho das forças, ou melhor, forma e estrutura são interdependentes. Além disso, o comportamento flexível do sistema representa um grande desafio aos arquitetos e engenheiros: as soluções estruturais demandam uma elaboração criteriosa, um grande conhecimento dos princípios do sistema, uma vez que incorporam a análise estrutural à concepção do projeto. Assim, esta pesquisa investiga também o processo de projeto e apresenta um modelo de cobertura desenvolvido a partir de uma metodologia particular de trabalho – que envolve a modelagem física e computacional –, e da qual deriva a análise qualitativa e as soluções estruturais. Esse estudo de caso teve como premissa explorar as características do sistema em uma situação particular, aproximar o estudo da realidade, e investigar as ações de trabalho da arquitetura e da engenharia no desenvolvimento das tensoestruturas. Palavras-chave: Tensoestruturas, sistemas híbridos, membranas, estruturas metálicas, estruturas leves ou retesadas, forma, geometria da membrana, processo de projeto.

- João Batista Marques de Sousa Jr.

Prof. Dr. João Bastista Marques de Sousa Jr (Orientador/UFOP)
Prof. Dra. Arlene Maria Sarmanho Freitas (UFOP)
Prof. Dr. Ernani Carlos de Araújo (UFOP)
Prof. Dr. Ruy Marcelo de Oliveira Pauletti (USP)