Publicada em 25/10/2004
Discente: Ezequiel Mendonça Rezende
Resumo:Um dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Paralelamente a isto, o incremento de políticas públicas que privilegiam a revitalização dos centros e a melhoria nos transportes coletivos poderá ajudar a reverter parte deste quadro, mas, ironicamente, em contrapartida, agrava o complexo problema de estacionamento de veículos nestas áreas centrais que merecem um novo enfoque e a busca de novas soluções. Este é o tema principal deste trabalho. Para compreender melhor o impacto urbano provocado pelo uso do automóvel, deve-se retroceder à sua evolução na história, desde a sua criação no final do séc. XIX, atingindo um grande crescimento após a segunda guerra mundial. Atualmente enfrentam-se, nos grandes centros urbanos, políticas de pedágios urbanos com o objetivo de minimizar os impactos negativos do trânsito em determinadas áreas. Para a criação de novos espaços de estacionamento nestas regiões centrais é necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a implantação de edifícios modulados em estrutura metálica, totalmente automatizados, que consistem praticamente em simples estruturas, sem a necessidade do uso de lajes para pisos, ou mesmo, de elementos de fechamentos. A exemplo destes edifícios modulados, podemos citar os galpões de armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Estes edifícios, por suas próprias características, não permitem o acesso do usuário ao seu interior, já que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados. Este trabalho apresenta quatro tipologias de Sistemas de Estacionamento Modular Automatizado (Modular Automated Parking Systems - MAPS) que podem ser implantados em uma grande variedade de situações, desde pequenos lotes urbanos até composições que permitam a criação de edifícios garagens com capacidade para centenas ou até milhares de veículos, bastando para isto, agregar mais módulos construtivos à edificação. Cada módulo é formado por células que comportam dois ou quatro veículos, dependendo da sua tipologia. Por serem em estrutura metálica, estes módulos podem ser montados em um terreno urbano e após um determinado tempo, desmontados e transferidos para outro local. Um estudo de caso compara a solução de um edifício subterrâneo convencional em concreto armado proposto para uma grande área urbana na cidade de Belo Horizonte - MG, com um Sistema de Estacionamento Modular Automatizado proposto para o mesmo local. Neste estudo, o sistema modular foi considerado inicialmente acima do solo e posteriormente subterrâneo. Por fim, é feita uma análise de um trecho da malha urbana da cidade de Belo Horizonte, verificando a viabilidade da implantação destes sistemas automatizados em terrenos propícios numa região de comércio, carente de áreas de estacionamento. As conclusões apresentadas neste trabalho mostram a vantagem do uso do Sistema de Estacionamento Modular Automatizado em determinadas situações, em que não são possíveis as implantações de edificações convencionais. Este trabalho também apresenta as possibilidades de uso dos sistemas modulares para a revitalização (retrofit) de edificações antigas existentes nos centros urbanos. Palavras-chave: Estrutura Metálica, Garagem, Estacionamento, Páletes, Sistemas Industrializados, Sistemas Modulados, Sistema de Estacionamento Modular Automatizado, MAPS, Reestruturação, Automação, Veículo, Carro, Automóvel, Congestionamento Urbano, Pedágio Urbano.
Áreas de Concentração: - Mestrado: Estruturas e Construção
- Antônio Maria Claret de Gouvêia