Estruturas e Construção

O PROPEC apresenta as seguintes linhas de pesquisa nesta Área de Concentração: 

i. Arquitetura e Ambiente Construído em Estruturas Metálicas 

ii. Comportamento e Dimensionamento de Estruturas 

iii. Engenharia Estrutural e de Materiais 

iv. Mecânica Computacional 

 

Em função dessas linhas de pesquisa, considerou-se um conjunto de disciplinas obrigatórias e outro de disciplinas eletivas que o aluno deveria cursar de modo a cumprir o número mínimo de 24 créditos para o curso mestrado e de 36 para o curso doutorado. O Colegiado, juntamente com os docentes envolvidos em cada linha de pesquisa, definiu se certa disciplina teria caráter eletivo ou obrigatório. Maiores detalhes estão no item (F) desta Seção. 

 

i. Arquitetura e Ambiente Construído em Estruturas Metálicas 

Descrição: Nesta linha de pesquisa objetiva-se avaliar o conforto humano em construções industrializadas, com ênfase no desempenho térmico e acústico dos novos sistemas de fechamentos e construtivos empregados nas construções a seco. Seus projetos incluem também a análise da concepção dos sistemas construtivos modulares e industrializados e as possibilidades de sua utilização como linguagem arquitetônica e o estudo do processo construtivo completo: fabricação, pré-montagem, transporte e montagem, erros de projetos, etc. Faz-se ainda avaliação e diagnóstico das patologias construtivas nas interfaces propondo técnicas de controle das mesmas, inspeção e manutenção predial e avaliação pós-ocupação. 

 

ii. Comportamento e Dimensionamento de Estruturas 

Descrição: Em termos globais, esta linha de pesquisa visa o estudo, através de ensaios de laboratório e modelagens numéricas, do comportamento das diversas partes de uma estrutura, isoladamente ou em conjunto, envolvendo principalmente estruturas metálicas e mistas. 

 

iii. Engenharia Estrutural e de Materiais 

Descrição: A análise do comportamento das estruturas, de seus componentes e materiais é o objeto de estudo desta linha de pesquisa. Seus projetos de pesquisa envolvem a utilização de métodos computacionais e experimentais para o estudo do comportamento e utilização de estruturas de aço, concreto armado e mistas aço-concreto. Esta linha de pesquisa, que teve um crescimento expressivo nos últimos quatro anos e seus projetos, principalmente na área de Materiais e Construção, têm cunho eminentemente prático, com o desenvolvimento de soluções voltadas para a indústria envolvendo os tópicos: (a) Materiais e Componentes da Construção; e (b) Processos Construtivos e Sustentabilidade. 

 

iv. Mecânica Computacional 

Descrição: Nesta linha de pesquisa, objetiva-se o estudo e desenvolvimento de métodos e técnicas que possibilitem avanços na simulação computacional de sistemas de engenharia. Os projetos de pesquisa de interesse aqui abordam as mais diversas áreas da Engenharia Estrutural, focando não apenas a resolução de problemas típicos de sistemas estruturais metálicos, de concreto armado e mistos aço-concreto, mas também levando em conta aspectos correlatos como eficiência computacional e geração de malhas (modelos). Em geral, o Método dos Elementos Finitos (FEM) e dos Elementos de Contorno (BEM) têm sido considerados nos projetos desta linha de pesquisa, que está na interface com as demais linhas do nosso Programa, fornecendo suporte técnico necessário em muitos projetos. 

 

D) PROJETOS DE PESQUISA 

O PROPEC tem cadastrado 17 projetos de pesquisa em andamento com participação do corpo docente, corpo discente e egressos. Todos com forte aderência às linhas de pesquisa do Programa e sua área de concentração (Estruturas e Construção). 

Apresenta-se a seguir como esses projetos estão organizados e distribuídos por linha de pesquisa do Programa: 

 

i. Mecânica Computacional 

- Análise computacional de sistemas estruturais de engenharia 

- Análise computacional linear e não-linear de estruturas metálicas 

- Análise de sensibilidade e otimização de estruturas 

- Análise microestrutural (3D) de compósitos 

- Modelagem computacional de problemas de contato 

 

ii. Engenharia Estrutural e de Materiais 

- Análise de segurança estrutural 

- Construção civil, processos construtivos 

- Construções sustentáveis 

- Simulação computacional de fenômenos de propagação de ondas - acústica e dinâmica 

- Tecnologia de materiais e compósitos 

 

iii. Comportamento e Dimensionamento de Estruturas 

- Estruturas de perfis leves 

- Estruturas de perfis tubulares 

- Estruturas mistas 

 

iv. Arquitetura e Ambiente Construído em Estruturas Metálicas 

- Análise térmica de edificações em estruturas metálicas 

- Avaliação do desempenho térmico de ambientes condicionados naturalmente, estruturados em aço e convencionais, e determinação de índices de conforto 

- Avaliação pós-ocupação de edificações estruturadas em aço 

- Estudo da eficiência de fachadas duplas ventiladas no desempenho térmico de edificações