Avaliação da metodologia bim para a compatibilização de projetos

Publicada em 04/10/2013

Discente: Eveline Nunes Costa

Essa pesquisa se propõe a avaliar a metodologia BIM (Building Information Modeling) no processo de compatibilização de projetos, buscando identificar os aspectos positivos e relevantes desse sistema e as dificuldades de sua implantação na construção civil nacional. Tal avaliação se deu a partir de um estudo de caso realizado com um projeto de edificação educacional não compatibilizado, modelando-o dentro de um software com interface BIM em três disciplinas distintas, arquitetura, estrutura e elétrica. A partir dessa modelagem foi possível traçar os requisitos básicos para o desenvolvimento de projetos dentro de um software BIM, introduzindo essa etapa no processo de projeto. Dessa etapa pode-se concluir que o BIM dentro do processo de projeto aplicado à compatibilização é vantajoso desde que utilizado por todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento dos diferentes projetos, visto ser essa uma das principais causas pela qual os profissionais acabam não utilizando essa metodologia. O que se percebeu também como empecilho foi o alto custo de implantação dos softwares e treinamento especializado, apontando para uma necessidade das bases formadoras, as faculdades de engenharia e arquitetura, investirem no processo de capacitação de seus alunos e em pesquisas para o desenvolvimento de softwares livres que contemplem o BIM em sua interface. Acredita-se que essa pesquisa possa servir de base para estudantes e profissionais que se interessem pela ampliação dos conhecimentos em BIM e desejem continuar pesquisas que objetivem firmar essa metodologia no processo de projeto.

- Geraldo Donizetti de Paula
- Ricardo André Fiorotti Peixoto