Estruturas Geodésicas: Estudos retrospectivos e proposta para um espaço de educação ambiental

Publicada em 31/08/2006

Discente: João Antônio Valle Diniz

Os domus e as cúpulas fazem parte da história das estruturas compondo as paisagens construídas desde os tempos antigos e ainda estão presentes na cidade do século XXI através de diversas obras contemporâneas. As Estruturas Geodésicas, como são hoje conhecidas, ganham novo impulso a partir do advento da revolução industrial e da construção metálica e estão aliadas a uma forma de construir que busca a economia de recursos, a leveza estética e à produção em série, além de buscar, de maneira própria, as lições geométricas e ordenadoras da natureza. Este estudo pretende avaliar alguns aspectos e exemplos deste sistema construtivo em diferentes momentos da história destacando suas principais características e qualidades, bem como propor, em sua parte final, um projeto específico e um sistema construtivo baseado nas Estruturas Geodésicas.

- Ernani Carlos de Araújo

Prof. Dr. Ernani Carlos de Araújo
UFOP / Universidade Federal de Ouro Preto.
Prof. Dr. Geraldo Donizetti
UFOP / Universidade Federal de Ouro Preto.
Prof. Dr. Joel Campolina
UFMG / Universidade Federal de Minas Gerais.