Andréa Regina Dias da Silva

- Mestrado e Doutorado

Lattes

Formação Acadêmica:

2010: Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PROPEC/UFOP
2009: Doutorado em Engenharia Civil - PROPEC/UFOP
1998: Mestrado em Engenharia Civil - PROPEC/UFOP
1995: Graduação em Engenharia Civil - UFOP
1989: Curso técnico/profissionalizante em Informática Industrial - Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto

1. LEMES, Í.J.M. ; Silva, A.R.D. ; Silveira, R.A.M. ; Rocha, P.A.S. Determinação da capacidade resistente de elementos estruturais mistos através do método da rótula plástica refinado. Revista Internacional de Métodos Numéricos para Cálculo y Diseño en Ingeniería, v. 33, p. 24-34, 2017.

2. LEMES, Í.J.M. ; Silva, A.R.D. ; Silveira, R.A.M. ; Rocha, P.A.S. Numerical analysis of nonlinear behavior of steel-concrete composite structures. REVISTA IBRACON DE ESTRUTURAS E MATERIAIS, v. 10, p. 53-67, 2017.

3. Munoz, L.F.P. ; Gonçalves, P.B. ; Silveira, R.A.M. ; A.R.D. Silva. Nonlinear Resonance Analysis of Slender Portal Frames under Base Excitation. SHOCK AND VIBRATION, v. 2017, p. 1-21, 2017.

4. LEMES, ÍGOR J.M. ; Silveira, Ricardo A.M. ; Silva, Andréa R.D. ; ROCHA, PAULO A.S. . Nonlinear analysis of two-dimensional steel, reinforced concrete and composite steel-concrete structures via coupling SCM/RPHM. ENGINEERING STRUCTURES, v. 147, p. 12-26, 2017.

5. Gonçalves, G.A. ; Silva, A.R.D. ; Silveira, R.A.M. Avaliação do comportamento inelástico de colunas e pórticos metálicos com flexão em torno do eixo de menor inércia. Revista Internacional de Métodos Numéricos para Cálculo y Diseño en Ingeniería, v. 32, p. 13-21, 2016.

6. SILVA, A.R.D.; Batelo, E.A.P. ; Silveira, R.A.M. Refined elastoplastic analysis of plane steel frames under extreme dynamic loading. International Journal of Modeling and Simulation for the Petroleum Industry (Impresso), v. 9, p. 37-45, 2015.

7. Silveira, R.A.M. ; Maciel, F.V. ; SILVA, A.R.D. ; Machado, F. C. S. ; Nogueira, C.L. Nonlinear equilibrium and stability analysis of axially loaded piles under bilateral contact constraints. Latin American Journal of Solids and Structures, v. 12, p. 250-270, 2015.
Citações:1

8. Silva, A.R.D., Silveira, R.A.M., Gonçalves, P.B. Numerical methods for analysis of plates on tensionless elastic foundations. International Journal of Solids and Structures, v. 38, p. 2083-2100, 2001.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995). Nessa mesma instituição, concluiu os cursos de mestrado (1998) e doutorado (2009) em Engenharia Civil, na área de concentração Construção Metálica. Atuou como pesquisadora na Universidade Federal de Ouro Preto com bolsa de pós-doutorado do programa PNPD/Capes. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de de Estruturas, atuando nos seguintes temas: análise numérica não linear, Método dos Elementos Finitos, dinâmica estrutural, ligações semirrígidas e problema de contato.

Linhas de Pesquisa:

- Mecânica Computacional
- Comportamento e Dimensionamento de Estruturas

Disciplinas:

- CIV 721 - Elementos Finitos I
- Tópicos Avançados em Estruturas Metálicas I

Teses e Dissertações Orientadas:

CS-ASA Preprocessor: sistema gráfico interativo de pré-processamento para análise avançada de estruturasUma técnica eficiente para estabilizar a estratégia do resíduo ortogonal na análise não linear de estruturasEquilíbrio e Estabilidade de Elementos Estruturais com Restrições Bilaterais Impostas por Bases ElásticasModelagem do comportamento inelástico de estruturas de aço: membros sob flexão em torno do eixo de menor inérciaAnálise dinâmica avançada de estruturas de aço sob cargas extremasAnálise de confiabilidade estrutural de pórticos metálicos planos com ligações semirrígidasAnálise avançada via MRPR de estruturas mistas de aço e concretoAnálise dinâmica de sistemas estruturais reticulados com restrições de contatoFormulações corrotacionais 2D para análise geometricamente não linear de estruturas reticuladasInterface entre estruturas metálicas e estruturas de concreto, pré-fabricadas e moldadas “in loco”ESTUDO NUMÉRICO AVANÇADO DE ESTRUTURAS DE AÇO, CONCRETO E MISTASANÁLISE DINÂMICA AVANÇADA DE ESTRUTURAS DE AÇO COM LIGAÇÕES SEMIRRÍGIDAS E INTERAÇÃO COM O SOLOAnálise de Estruturas Reticuladas em Aço em Temperaturas ElevadasEstratégias numéricas para otimização da solução não linear de problemas estruturaisInfluência do contraventamento na estabilidade e resistência de estruturas em aço