Avaliação das condições de conforto térmico nas salas de aula do campus morro do cruzeiro da UFOP

Publicada em 28/02/2013

Discente: Marcela Assunção Faria

A qualidade ambiental interna de uma edificação está diretamente relacionada a uma resposta adequada aos condicionantes climáticos do local onde a edificação estiver inserida. As condições de conforto e também estética de um dado ambiente construído podem influenciar no desempenho das atividades ali exercidas pelas pessoas. Considerando-se espaços escolares estas relações do usuário com o ambiente têm um caráter ainda mais importante já que podem refletir diretamente no processo de aprendizado. Neste trabalho avalia-se o ambiente térmico das salas de aula da Universidade Federal de Ouro Preto, especificamente na Escola de Minas, no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas e no Bloco de Salas, investigando-se a percepção dos usuários. A investigação é realizada por meio da aplicação de questionários e medição das variáveis ambientais in loco, simultaneamente, ao longo dos meses de junho, julho e setembro de 2011. Os resultados obtidos são tratados estatisticamente, utilizando o cálculo do desvio padrão a partir das médias de temperatura operativa e umidade relativa, obtendo-se os limites de conforto para a população em estudo. No período estudado, no qual a faixa de temperatura do ar externo foi de 16,0°C à 24,0°C aproximadamente, obtém-se uma percentagem de aproximadamente 75% de satisfeitos com o ambiente térmico. Nos prédios da Escola de Minas e do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas parte dos problemas, em relação ao ambiente térmico, foi solucionado com a instalação de brises, películas insulfim nas vidraças e cortinas, nas fachadas com maior insolação. No caso do prédio do Bloco de Salas, para o qual nenhuma solução foi pensada, foi proposto um retrofit englobando a instalação de brise soleil móvel e o aumento da vegetação de médio porte do entorno imediato, evitando insolação direta na fachada envidraçada, dentre outras estratégias.

- Henor Artur de Souza

Prof. Henor Artur de Souza, UFOP, Presidente