Disciplinas

Como já detalhado na Seção “O PROPEC”, o início das atividades de Pós-Graduação no Departamento de Engenharia Civil (DECIV) da EM/UFOP se deu em agosto de 1992, quando o DECIV foi autorizado pela UFOP a implantar o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC), com a recomendação da implantação do Curso de Mestrado na área de concentração em CONSTRUÇÃO METÁLICA. 

A área de concentração em Geotecnia foi naturalmente implementada em 1998, e assim, até 2006, o PROPEC contou com as duas áreas de concentração: Construção Metálica e Geotecnia. 

Em março de 2005, o Comitê Técnico Científico da CAPES aprovou a implantação do Curso de Doutorado na área de concentração em Construção Metálica, sendo a primeira tese defendida em dezembro de 2009. No final do ano de 2017 ocorreu a mudança no nome da área de concentração, que passou a se chamar ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO. 

Os quatro pilares da área de concentração em ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO são destacados a seguir: 

(1) A formação de profissionais qualificados; 

(2) O desenvolvimento de soluções e aplicações inovadoras na Engenharia Civil e áreas afins ¾ agora mais especificamente nas subáreas de Estruturas, Construção e Arquitetura; 

(3) Preparar o profissional para o exercício de atividades tanto em instituições de ensino e/ou pesquisa quanto diretamente junto ao setor empresarial e produtivo; 

(4) O desenvolvimento de soluções que envolvam construções industrializadas. 

Dito isso, pode-se afirmar que os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo PROPEC, na área de concentração em ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO, têm os seguintes objetivos gerais: 

i. A formação de recursos humanos altamente qualificados para atuar no ensino, pesquisa, análise, projeto e execução nas áreas de Estruturas, Construção e Arquitetura. O Programa tem desempenhado um papel fundamental na formação de professores qualificados para ocuparem as vagas docentes nos recém-criados cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Civil e Arquitetura. 

ii. A fomentação do intercâmbio com instituições de ensino e de pesquisa, nacionais e estrangeiras, melhorando assim a formação dos engenheiros e arquitetos; 

iii. O desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação afins (Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura, entre outros); e 

iv. Se transformar em um centro de referência da pós-graduação no Brasil e no exterior. 

As pesquisas nesta área de concentração estão relacionadas principalmente com: o estudo e desenvolvimento de métodos e técnicas que possibilitem avanços na simulação computacional de sistemas de engenharia; o estudo do comportamento das diversas partes de uma estrutura, isoladamente ou em conjunto, envolvendo estruturas metálicas e mistas; projetos de pesquisa de cunho eminentemente prático, que envolvem a utilização de métodos computacionais e experimentais para o estudo do comportamento e utilização de estruturas de aço, de concreto armado e mistas aço-concreto; e avaliação do conforto humano em construções industrializadas, com ênfase no desempenho térmico e acústico dos novos sistemas de fechamentos e construtivos empregados nas construções a seco.  Essas pesquisas foram então organizadas através das seguintes linhas: 

 

Linhas de Pesquisa da Área: 

i. Arquitetura e Ambiente Construído em Estruturas Metálicas; 

ii. Comportamento e Dimensionamento de Estruturas; 

iii. Engenharia Estrutural e de Materiais; e 

iv. Mecânica Computacional. 

Em função dessas linhas de pesquisa, considerou-se um conjunto de disciplinas obrigatórias e outro de disciplinas eletivas que o aluno deveria cursar de modo a cumprir o número mínimo de 24 créditos para o curso mestrado e de 36 para o curso doutorado. 

 

Professores da Área: 

- Alexandre Abrahão Cury; 

- Amilton Rodrigues da Silva; 

- Andréa Regina Dias da Silva; 

- Arlene Maria Sarmanho; 

- Francisco Célio de Araújo; 

- Francisco de Assis das Neves; 

- Henor Artur de Souza; 

- Kátia Inácio da Silva; 

- Marcílio Sousa da Rocha Freitas (Coordenador Geral do PROPEC); 

- Paulo Anderson Santana Rocha (Coordenador da Área); 

- Ricardo Azoubel da Mota Silveira; 

- Vinícius Nicchio Alves; e 

- Walliston dos Santos Fernandes. 

 

Por fim, é importante informar que esta área de concentração do Programa, bem como suas as linhas de pesquisa, projetos de pesquisa, corpo docente, estrutura curricular, infraestrutura física, laboratorial e computacional, apresentam aderência, articulação e atualização compatíveis com a sua missão e modalidade. 

 

Aglomerantes e Ligantes Hidráulicos Análise Computacional de Estruturas Reticuladas Análise Experimental Análise Térmica de Edificações Confiabilidade Estrutural Conforto Humano Construções Sustentáveis Dinâmica das Estruturas I Elementos de Aço I Elementos de Aço II Elementos de Contorno I Elementos Finitos I Elementos Finitos II Estruturas de Concreto Armado ESTUDOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA - SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Escolha disciplinas por:


mostrando 15 de 44 registros encontrados - página 1/3