Publicada em 10/04/2015
Discente: Luciana Bracarense Coimbra Veloso
Resumo:A pesquisa realizada teve por objeto de estudo a Rotunda do Complexo Ferroviário do Município de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, Brasil, desenvolvida com o objetivo de avaliar a estabilidade e a segurança da estrutura do edifício com vistas a uma possível proposta de reabilitação. A rotunda apresenta um sistema construtivo que combina paredes autoportantes de tijolos cerâmicos maciços com a cobertura em treliças de ferro pudlado, apoiada sobre colunas de ferro fundido cinzento. Seu valor de memória conferiu um caráter interdisciplinar à investigação, estabelecendo-se diálogo entre a área de Engenharia e a de Arquitetura, dada a necessidade de se ter clareza acerca da avaliação de segurança da edificação na sua relação com critérios de conservação e preservação arquitetônica. Isso exigiu integrar uma abordagem qualitativa à investigação quantitativa em que se avaliou a segurança estrutural da Rotunda. Procedeu-se à exploração de seu potencial técnico, aí compreendendo, num primeiro momento, conhecer a origem, tipologia, características estéticas e funcionais da rotunda; identificar as propriedades geométricas, químicas e físicas dos elementos estruturais a serem recuperados; identificar e diagnosticar as patologias dos materiais, as causas dos danos e suas degradações. Num segundo momento, tal exploração envolveu verificar os deslocamentos da estrutura como um todo e, consequentemente, verificar a rigidez e estabilidade do arranjo dos componentes, bem como analisar numericamente os elementos estruturais de aço, com vistas à sua restauração e/ou reforço estrutural. Para tanto, buscou-se, preliminarmente, saber se sua preservação seria praticável e, a partir daí, verificar as necessidades de reforço, substituição e/ou restauração da estrutura. Para a análise estrutural, desenvolveu-se, após o levantamento geométrico do edifício, a modelagem tridimensional da estrutura com o objetivo de determinar os esforços internos e externos e suas tensões, bem como a determinação dos deslocamentos que a estrutura vem apresentando desde sua construção. Utilizou-se o software Autocad para a modelagem tridimensional e o software Strauss 7 para a análise estrutural. Por meio da investigação experimental dos materiais – análise metalográfica e análise de microscopia óptica, identificou-se as características químicas e físicas dos materiais. Com os resultados obtidos foi possível alimentar informações para a avaliação computacional. Pelo Método dos Elementos Finitos constatou-se que a estrutura apresentava um deslocamento desconsiderável. Com as alterações de perfis da treliça da cobertura, apenas com o objetivo de atender a norma NBR 8800 (2008), teve-se uma diminuição de 30% do deslocamento global da estrutura. Palavras-chave: reabilitação de estruturas, análise estrutural, avaliação de segurança.
Palavras-chave:reabilitação de estruturas, análise estrutural, avaliação de segurança.
Áreas de Concentração: - Doutorado: Estruturas e Construção
- Ernani Carlos de Araújo
- Henor Artur de Souza
Prof. Henor Artur de Souza, UFOP (Orientador; Presidente)
Prof. Ernani Carlos de Araújo, UFOP (Co-orientador)
Prof. Luiz Cláudio Cândido, UFOP
Profa. Eliane Ferreira Nunes, Izabela Hendrix
Prof. Alexandre Ferreira Mascarenhas, IFMG