PARCEIROS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC) tem procurado o estabelecimento de convênios institucionais e com empresas, neste último caso buscando sempre estabelecer vínculos que possibilitem a troca de informações com o mercado de trabalho e a oportunidade de carrear recursos para as atividades de formação e de pesquisas desenvolvidas. Relativamente ao caso de atividades com instituições congêneres, há formalmente diversos convênios em vigor. Nesses casos, ressalta-se a participação de membros do corpo docente do PROPEC em atividades de co-orientação de alunos de mestrado e doutorado de outras instituições (PUC-Rio, UFMG, UFRJ, etc). 

Dentre os parceiros institucionais e empresas, merecem destaque:


UFOP

UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi instituída como Fundação de Direito Público em 21 de agosto de 1969, incorporando duas instituições de ensino superior centenárias: a Escola de Farmácia e a Escola de Minas. Conciliando tradição e modernidade, a Universidade Federal de Ouro Preto expandiu-se com a criação de unidades acadêmicas e com a implantação de cursos.

ESCOLA DE MINAS

A Escola de Minas de Ouro Preto foi inaugurada em 12 de outubro de 1876. "Em muito pequena extensão de terreno pode-se acompanhar a série quase completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes". Assim era descrita a cidade de Ouro Preto pelo ilustre fundador da Escola, o cientista Claude Henri Gorceix, em relatório enviado ao Imperador Dom Pedro II.

FUNDAÇÃO GORCEIX

A Fundação Gorceix foi criada em 1960 por um grupo de ex-alunos que desejavam, por meio da solidariedade, agradecer pelos bons tempos e oportunidades de crescimento que tiveram na escola. Fundada como instituição filantrópica que visava amparar o aluno carente da Escola de Minas de Ouro Preto em suas necessidades, não só educacionais, mas também de alimentação, moradia e saúde.


Agências de Fomento

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.

FAPEMIG

A FAPEMIG é a única agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais. É uma fundação do Governo Estadual, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os recursos financeiros são assegurados pela Constituição do Estado.


Convênios e Empresas

USIMINAS

O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica.

V&M do BRASIL

Atendendo a demanda do mercado nacional de tubos de aço sem costura, a V&M do BRASIL e suas subsidiárias V&M FLORESTAL e V&M MINERAÇÃO são as unidades brasileiras do grupo VALLOUREC & MANNESMANN TUBES. Com dezenas de plantas industriais e negócios em quatro continentes, a V&M TUBES é uma holding de capital francês, 100% controlada pelo Grupo Vallourec.