RESOLUÇÃO COPEC Nº 03/2020: Regulamenta o retorno das aulas no PROPEC [Ensino Remoto Emergencial (ERE)]

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RESOLUÇÃO COPEC Nº 03/2020

 

Dispõe sobre o planejamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC)

 

O Colegiado de Pós-Graduação em Engenharia Civil (COPEC), no uso de suas atribuições,

 

Considerando a resolução CEPE 8005, de 07de julho de 2020;

 

Considerando a portaria PROPPI/REITORIA-UFOP Nº 92/2020, de 17 de julho de 2020;

RESOLVE, a fim de garantir que seus discentes, sobretudo os ingressantes em 2019-2 e 2020-1, realizem dos créditos obrigatórios até o final do ano letivo de 2020; e a regularidade do calendário de 2021, o seguinte planejamento de Ensino Remoto Emergencial (ERE):

 

Artigo 1º. Princípios gerais: Entende-se por ERE, de acordo com a resolução CEPE 8005, “as alterações temporárias na forma de oferta de aulas, que envolvam o uso de soluções remotas para processos educativos que, em condições normais, seriam oferecidos de forma presencial e que retornarão à modalidade presencial assim que a crise sanitária for superada”;

 

Artigo 2º. O ERE será ofertado preferencialmente para o cumprimento de créditos dos alunos do PROPEC matriculados no Sistema de Registro Acadêmico da Pós-Graduação (SRA-PG) em 2019-2, 2020-1 e 2020-2;

§1°. O oferecimento de disciplinas e a atuação docente no modelo ERE são atividades voluntárias, cabendo ao COPEC verificar quais docentes do programa possuem condições e desejam ministrar aulas remotas; e

§2°. Os discentes matriculados originalmente nas disciplinas presenciais que venham a ser convertidas para o ERE, podem efetuar o trancamento em caso de impossibilidade de continuar as atividades em decorrência de problemas tecnológicos, de saúde pessoal ou familiar, de acordo com os termos da portaria PROPP/REITORIA-UFOP Nº 92/2020.

 

Artigo 3º. Diretrizes para realização do ERE:

 

§1°. Os semestres letivos referentes a 2020-1 e 2020-2 serão organizados em 11 semanas cada um;

§2°. O período de ajuste de matrícula para o semestre letivo 2020-1 será de 03 a 07 de agosto de 2020, por meio do e-mail propec@ufop.edu.br;

§3°. O semestre letivo 2020-1 será realizado de 10 de agosto a 23 de outubro de 2020;

§4°. O período de matrícula para o semestre letivo 2020-2 será de 26 a 30 de outubro de 2020, por meio do e-mail propec@ufop.edu.br;

§5°. O semestre letivo 2020-2 será realizado de 03 de novembro de 2020 a 05 de março de 2021;

§6°. As estratégias de ensino-aprendizagem podem ser variadas e devem constar no plano de ensino; e

§7°. Como este modelo requer uma autonomia muito maior dos discentes, eles terão de receber orientação reiterada sobre a estimativa de tempo para realização da disciplina e de cada atividade quando o ensino é online.

 

Artigo 4º. Diretrizes para elaboração do plano de ensino no ERE:

 

§1°. A carga horária das disciplinas deverá ser concentrada em 11 semanas conforme calendário;

§2°. Cada plano de ensino deverá indicar: cronograma de atividade, modelo de atividade, plataforma e ferramenta tecnológica e bibliografia básica;

§3°. O plano de ensino deverá ser encaminhado ao PROPEC até o sétimo dia após iniciado o semestre letivo correspondente;

§4°.  A forma e o critério de avalição ficam a cargo do docente responsável; e

§5°. A disciplina poderá ser ministrada por um ou mais docentes, sendo somente um deles responsável pelo plano de ensino.

 

Artigo 5º. Modelos de atividades sugeridas:

 

§1°. Áudio/Vídeo-Aulas: são módulos de ensino-aprendizagem realizados online (via google.meet ou similar, desde que se tenha acesso universal sem custo) com duração máxima de 2 horas. Esses momentos pressupõem a interação ao vivo entre o docente e o discente e a necessidade de os alunos estarem conectados à internet. Apesar do caráter sincrônico das aulas online, é recomendada a sua gravação e a sua disponibilização em caso de eventual dificuldade de acesso por parte dos discentes a tais momentos. O docente poderá, ainda, substituir as aulas online ao vivo por webinários (uma pessoa fala, muitas assistem ao vivo), videoconferências (algumas pessoas conversam por vídeo), áudio-conferências e conferências por texto (leitura, apresentação de pptx), ou combinar essas estratégias de forma a tornar seu plano de curso coerente e mais eficaz;

§2°. Atividades Síncronas: são momentos de ensino-aprendizagem em que docentes e discentes estão simultaneamente em contato, mediado por ambiente online, com exceção das aulas online descritas anteriormente. Desta forma, são consideradas atividades síncronas: fórum escrito, chat, tirar dúvidas, tutoria, dentre outras. As atividades síncronas devem estar previstas no plano de ensino; e

§3°. Atividades Assíncronas: um conjunto de atividades voltadas para ensino-aprendizagem não realizadas simultaneamente em ambiente online, tais como: audiência de vídeos e podcast, leituras dirigidas, realização de atividades por escrito, resolução de problemas, pesquisa na web, entre outros. Nestas atividades os discentes não necessitam estar em ambiente online e não estarão acompanhados pelo docente. As orientações para o desenvolvimento destas atividades serão antecipadamente apresentadas pelos docentes. Recomenda-se que sejam reservadas mais de 8 horas de atividades assíncronas voltadas para a elaboração/realização do trabalho/avaliação final.

 

Artigo 6º. Sugestão para gestão de disciplina com 45 horas semestral:

- 2 horas de vídeo-aulas, 1 hora de atividade síncrona e 1 hora de atividade assíncrona por semana durante 10 semanas; e

- 5 horas de atividade assíncrona durante 1 semana para realização de avaliação final.

 

Artigo 7º. Proposta de elenco de disciplina para 2020-1 (no modelo ERE):

 

CIV960 - Técnicas Microestruturais Aplicadas a Materiais de Construção Civil

CIV744 - Estudos Especiais em Engenharia Civil - Ligações

CIV722 - Elementos Finitos II

CIV963 - Metodologia Científica e Escrita Acadêmica

CIV945 - Sustentabilidade dos Materiais de Construção 2

CIV946 - Aglomerantes e Ligantes Hidráulicos

CIV703 - Mecânica dos Sólidos

CIV847 - Estruturas de Concreto Armado

CIV787 - Tópicos em Dinâmica Estrutural

CIV723 - Elementos de Contorno I

CIV733 - Otimização Estrutural I

CIV774 - Tecnologia e Ciência dos Materiais Aplic. Const. Civil

CIV843 - Estudos Especiais - Tópicos Avançados em Estruturas Metálicas e Mistas

CIV701 - Métodos Matemáticos em Engenharia

CIV702 - Teoria da Elasticidade

CIV721 - Elementos Finitos I

CIV761 - Elementos de Aço I

CIV710 - Análise Computacional de Estruturas Reticuladas

 

Artigo 8º. Proposta de elenco de disciplina para 2020-2 (no modelo ERE):

 

CIV762 - Elementos de Aço II

CIV771 - Instabilidade Estrutural (IE)

CIV847 - Estruturas de Concreto Armado

CIV701 - Métodos Matemáticos

CIV702 - Teoria da Elasticidade

CIV772 - Teoria de Placas e Cascas

CIV776 - Técnicas Microestruturais Aplicadas a Materiais de Construção

CIV937 - Tópicos Avançados em Difração de Raio X

CIV711 - Dinâmica das Estruturas

CIV707 - Segurança Estrutural

CIV725 - Tópicos Avançados em Elementos de Contorno I

CIV760 - Análise Experimental

CIV721 - Elementos Finitos I

CIV704 - Sistemas Estruturais

CIV774 - Tecnologia e Ciência dos Materiais Aplicados à Construção Civil

CIV945 - Sustentabilidade dos Materiais de Construção II

CIV744 - Estudos Especiais

 

Artigo 9º. Elenco de disciplinas para 2020-1 e 2020-2:

CIV797 - Estágio Docência

CIV795 - Seminário de Qualificação ao Mestrado

CIV799 - Exame de Qualificação ao Doutorado

CIV798 - Tarefa Especial – Elaboração de Dissertação de Mestrado
CIV800 - Tarefa Especial – Elaboração de Tese de Doutorado

 

Ouro Preto, 31 de julho de 2020

 

Prof. Ricardo Azoubel da Mota Silveira

Presidente do COPEC


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