CONSTRUÇÃO METÁLICA

O início das atividades de pós-graduação na área de Construção Metálica no Departamento de Engenharia Civil (Deciv) da Escola de Minas (EM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se deu em 1982, com a criação do Curso de Especialização em Estruturas Metálicas (CEEM) - depois transformado em Curso de Especialização em Tecnologia para Uso do Aço (CETUA). A criação do CEEM, em 1982, foi decorrência da constatação de que o mercado de aço para a construção civil era inexpressivo em virtude do virtual desconhecimento da análise e dimensionamento de estruturas metálicas pelo engenheiro civil brasileiro. 

Embora, em 1991, a situação do CETUA fosse estável e o curso gozasse de prestígio nos meios profissionais, os seus objetivos e a sua organização não correspondiam mais ao desejo de verticalização que o corpo docente acalentava, sendo então proposta a criação de um Curso de Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, aproveitando-se a experiência acumulada durante uma década. Em agosto de 1992, o Deciv foi autorizado pelos conselhos superiores da UFOP a implantar o Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, com o apoio da USIMINAS. Em 1997, foi encaminhada à CAPES uma nova proposta, aprovada com a recomendação da implantação do Curso de Mestrado em Construção Metálica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC).

 A experiência adquirida após mais de 10 anos de existência do mestrado, e o amadurecimento do corpo docente, após mais de 100 dissertações defendidas, ensejou a continuação do processo de verticalização, culminando com a proposta de criação do curso de Doutorado. 

Em março de 2005, o Comitê Técnico Científico(CTC) da CAPES recomendou o curso a nível de doutorado. Em outubro de 2005, a primeira turma de alunos de doutorado iniciou suas atividades.

 

Proposta

A proposta de atuação do PROPEC na área de concentração em Construção Metálica é descrita em termos dos seguintes objetivos específicos: 
1. Criação e o desenvolvimento de um polo de pesquisa e desenvolvimento na área de Construção Metálica, servindo como base de sustentação para a crescente indústria regional e nacional; 
2. Fomento ao intercâmbio com instituições de ensino e de pesquisa, nacionais e estrangeiras; 
3. Consolidação de um centro de referência da pós-graduação no Brasil nesta área de concentração.

 

Descrição Geral

Hoje em dia, apesar de conservar sua proposta original, o PROPEC atende a público-alvo mais amplo do que aquele relacionado à construção metálica, através de linhas de pesquisa de natureza multidisciplinar, como pode ser constatado pelos projetos de pesquisa cadastrados junto aos órgãos de fomento ou pelas dissertações defendidas.

 

Destinos Profissionais

Os egressos do curso do PROPEC têm se destacado nos mais diversos setores de atividade, principalmente na área acadêmica e nas principais empresas da área de construção metálica do país, consultorias e empresas de projeto.

 

Público Alvo

Os cursos de mestrado e doutorado do PROPEC são destinados a graduados em Engenharia Civil, Mecânica, Arquitetura e áreas afins.

 

Equipe

Coordenador Geral: Prof. Francisco de Assis das Neves 
Coordenador da Área de Concentração: Prof. Henor Artur de Sousa
Secretária: Sílvia Nahas Ribeiro